Bem Vindo IBM z17 e o IBM Telum® II
- josefinger
- 9 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jun.
Bem Vindo IBM z17 um marco revolucionário no mundo dos mainframes, sendo o primeiro totalmente projetado para a era da Inteligência Artificial. Desenvolvido ao longo de cinco anos e amparado por mais de 300 pedidos de patentes, o z17 foi concebido com a contribuição direta de mais de 100 clientes e a expertise das equipes de pesquisa e desenvolvimento da IBM.
Essa abordagem inovadora integra de maneira orgânica os recursos de IA em hardware, software e até mesmo na camada de segurança do sistema.
Utilizando o processador IBM Telum® II, o z17 incorpora um acelerador de IA de segunda geração que permite executar mais de 450 bilhões de operações de inferência de IA por dia, com tempos de resposta na ordem de um milissegundo. Isso possibilita avaliar 100% das transações em tempo real, uma característica essencial para empresas que dependem de análises instantâneas e decisões automatizadas. Essa performance aprimorada também se traduz em um aumento de 50% na capacidade de inferência diária comparado ao seu antecessor, o z16.

Além do desempenho, o IBM z17 foi pensado para atender a uma ampla gama de casos de uso de IA. São mais de 250 aplicações potenciais, que vão desde a mitigação de riscos de empréstimo, gerenciamento de serviços de chatbot e suporte à análise de imagens médicas até a detecção de fraudes no varejo. Recursos como o IBM watsonx Code Assistant for Z e o IBM watsonx Assistant for Z, integrados ao Z Operations Unite, ajudam a aprimorar a experiência do usuário e a eficiência dos desenvolvedores, enquanto mecanismos avançados de segurança protegem os dados sensíveis diretamente na plataforma.
Outro destaque é o IBM Spyre™ Accelerator, previsto para complementar o mainframe no quarto trimestre de 2025. Esse componente visa ampliar ainda mais a capacidade de computação para métodos multimodais de IA, trazendo especialmente benefícios para aplicações de IA generativa – um avanço que reflete a contínua evolução da IBM para atender às demandas de um ambiente empresarial cada vez mais orientado por dados e inteligência artificial.

Essas inovações demonstram como o IBM z17 está redesenhando o conceito de mainframe para a nova era digital.

Gostaria de saber mais sobre como essas tecnologias estão transformando as operações de TI ou explorar outros avanços recentes na área de inteligência artificial ? Podemos ajudar.

Comentários