Gestão inteligente de aves: Sensores inteligentes, big data e a internet das coisas
- josefinger
- 3 de jun.
- 3 min de leitura
À medida que a população mundial aumenta, a demanda por produtos avícolas continuará a crescer. Para atender a essa demanda, um mecanismo candidato para aumentar a produção é aumentar a habitação e gerenciar mais aves.
No entanto, essa prática, juntamente com a escassez de mão de obra e a crescente adoção de práticas de biossegurança, tornará cada vez mais difícil para os produtores monitorarem a produção, a saúde e o bem-estar de todas as suas aves.
A utilização de sistemas inteligentes de gestão avícola é necessária para aumentar a produção, minimizando ao mesmo tempo os custos e o uso de recursos.
Os sistemas inteligentes de gestão avícola incluem tecnologias de pecuária de precisão (PLF), como sensores inteligentes, automação de processos agrícolas e plataformas de tomada de decisão baseadas em dados.
Muitas novas tecnologias terão grandes implicações para a produção avícola nas áreas do ambiente das granjas, bem-estar das aves, alimentação de precisão e detecção rápida de doenças infecciosas.
À medida que sensores inteligentes coletam dados em tempo real sobre uma variedade de parâmetros das operações avícolas, grandes quantidades de dados serão geradas. Para aproveitar ao máximo esses dados, ferramentas de análise de big data devem ser empregadas para produzir decisões baseadas em dados.
Além disso, os dispositivos que serão incorporados em sistemas inteligentes de gestão avícola estarão conectados à Internet, permitindo a formação de redes agrícolas da Internet das Coisas (IoT).
Tecnologias IoT permitem comunicação entre sensores de fazenda, dispositivos e equipamentos, e levarão à automação de múltiplos procedimentos agrícolas.
Até o ano de 2050, a demanda global por carne de aves será mais do que o dobro do que era em 2005, e a demanda por ovos de galinha será quase 40% maior (Smith et al., 2015).
Este aumento na demanda, combinado com um aumento global na competitividade por recursos agrícolas (Godfray et al., 2010), tem potencial para afetar a lucratividade dos sistemas de produção avícola.
No entanto, soluções para esses desafios podem ser alcançadas com mudanças na estratégia de produção e implementação de novas tecnologias de gerenciamento inteligente. Isso inclui práticas de agricultura de precisão para pecuária (PLF), além de outras tecnologias relacionadas à coleta e uso de dados gerados na propriedade.
PLF pode ser descrito como um sistema de cultivo que otimiza os cuidados e a atenção que os animais de criação recebem, monitorando-os em tempo real, resultando, idealmente, em monitoramento individual dos animais ou na menor unidade que pode ser gerenciada (Berckmans, 2017, Halachmi e Guarino, 2016).
Os sistemas de PLF podem ser iniciados em granjas avícolas rumo a Gestão inteligente de aves, onde sensores inteligentes podem medir inúmeros fatores relacionados à produção em tempo real. Monitorar a produção avícola com novas tecnologias sensoriais levará à produção de grandes volumes de dados que precisam ser armazenados e facilmente acessíveis.
Além disso, à medida que os dados são gerados e tornados acessíveis, decisões com base nas saídas devem ser tomadas rapidamente ou em tempo real. Portanto, fazer uso das tecnologias de PLF requer a implementação de sistemas críticos de análise de dados que permitam que decisões consistentes com base em dados sejam tomadas.
Agricultura de precisão: Implementando novos sensores e tecnologias para melhorar a produção avícola.
Entre em contato, podemos auxiliar o produtor nesta caminhada.

Comments